terça-feira, 12 de julho de 2011

Batalhão 1912,Cart 1660, e, o pão que o (diabo) amassou.....

Enquanto a Cart 1660 se encontrou na zona do OIO, esteve quase todo o tempo agregado ao Batalhão 1912 sitiado em Mansoa.

Como este Batalhão não possuía padeiros com especialidade eu, embora não pertencesse a essa unidade,tinha no entanto sido esta a minha profissão antes de ingressar no serviço militar obrigatório.

Assim, eu e mais um colega da Cart 1660, acabamos por ser nomeados para a padaria afim de, em conjunto com  alguns outros militares aprendizes de padeiro, fabricarmos diáriamente o pão para toda a unidade.

Infelizmente, eu não gostava de desempenhar essa missão pois sempre gostei de uma vida ao ar livre e, mesmo em tempo de guerra, achava que valia a pena andar no mato em detrimento de trabalhar nessa profissão.

Pedi várias vezes para sair da padaria e ser de novo integrado na parte operacional da minha companhia, pedidos esses que nunca foram aceites por parte  do comandos desse Batalhão.

Então, só me restava  algo que os pudesse fazer mudar de ideias os comandos do Batalhão 1912, afim de que me dispensassem daquela profissão.
A  ideia que puz em acção, foi passar a retirar o pão do forno um pouquinho antes deste estar completamente cozido..... 
Não se notava muito a diferença da cozedura do pão e aliás a esmagadora maioria do pessoal nem dava por isso ou pelo menos não se queixava mas, tal ocorrencia foi suficiente para que certo dia o 2º CMDT do batalhão me abordasse no sentido de saber o porquê do pão naqueles ultimos dias estar a sair um pouco mal cozido.....

Respondi que o problema era daquele tipo de  farinha que não cozia bem.....
 O homem acabou por acreditar, ou pelo menos, fez que acreditou... De qualquer das formas, no dia seguinte compareceu lá um padeiro com a especialidade. Ignoro donde o foram descobrir mas a verdade é que, assim desta forma um pouco antipática diga-se, acabei por conseguir livrar-me daquela prisão e do calor intenso que se vivia dentro da padaria.

Durante o resto da minha comissão, fiquei um pouco indignado comigo mesmo por ter usado aquele método antipático afim de me livrar da (maldita) padaria, no entanto fiquei feliz por vir a saber que a partir do dia em que saí de lá, o pão passou a ter a cozedura normal, não havendo portanto prejuízo para terceiros e se os houve foram diminutos......

Penso hoje que estas cenas são próprias da juventude irreverente e escusado será eu agora dizer que, se fosse nos dias de hoje eu escolheria outro método mais (simpático) para conseguir dizer adeus àquela padaria.....;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário